terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Dia de .Brás, patrono das doenças da garganta

A três de Fevereiro celebra-se o dia de S.Brás- é invocado para curar males da graganta( são famosos os rebuçados para a garganta , com o seu nome). Foi bispo e divulgador da fé cristã mas foi preso por um governador romano que o mandou decapitar acontecendo depois o milagre. Este governador viu -o caminhar sobre as águas ,mesmo depois da ordem de o terem atirado a um lago. Este santo é muito popular em Portugal onde tem muitos devotos. Na cidade de Vila Real em Trás-os-Montes, festeja-se hoje este santo em que as raparigas dizem a seguinte : »Eu vou ao S.Brás de cu ao patraz comprar uma gancha para o meu rapaz.Eles dizem:
 Eu vou ao S.Braz, de cu ao prafrente, comprar uma gancha pra toda a gente.
Esta tradição começa no dia de Santa Luzia em que as raparigas oferecem os «pitos»(doces típicos da região) e os rapazes oferecem a gancha( espécie de pirolito) às raparigas..
No monte de S.Brás na freguesia de Santa Cruz do Bispo, situa-se a capelinha onde se celebra S.Bás r também S.Sebastião, patrono dos pescadores de Matosinhos. É um local muito aprazível, com a mata típica e o rio Leça ao fundo. No cimo do monte estão a dominar a paisagem um guerreiro lusitano e seu leão a que o povo chama o «Homem da Massa». Há cinquenta anos era costume as raparigas solteiras agararem-se ao homem da massa para lhe pedir um rapaz- coisas que já lá vão... ...





Sem comentários:

Enviar um comentário